sexta-feira, 28 de agosto de 2009

FUNCIONÁRIAS DE LOJAS

Este não é um post contra a classe. Nada me move contra funcionárias de loja, até porque, uma das minhas melhores amigas tem actualmente essa profissão. E verdade seja dita, a maioria das funcionárias são pessoas prestáveis e que sabem atender. Mas existem também as outras, aquelas que não sabem o significado de "atender bem os clientes". Assim, este post é apenas dirigido a essas funcionárias, a quem eu simpaticamente quero fornecer algumas dicas, de forma a manterem os seus postos de trabalho.

Minhas meninas, há coisas que vocês fazem que irritam solenemente os clientes e não estou a falar do tão famoso "posso ajudar?". Não, esse também é irritante, mas compreendesse porque é a vossa função. Mas ...

... perseguirem o cliente, silenciosamente, mas com olhares de soslaio como se a qualquer momento ele fosse enfiar alguma coisa ao bolso, não é lá muito agradável sabem? E faz com que esses clientes não voltem a pôr os pés na loja. E o que é que acontece depois? Loja sem clientes = a loja fechada = a funcionárias no desemprego.

...olharem para os clientes como se eles não fossem dignos de entrar na loja - acontece frequentemente nas lojas mais caras - e darem o ar de "isto não é para si", "você não tem dinheiro para comprar aqui", também não é agradável. Porque primeiro não se julga ninguém pelas aparências, depois quem não deve ter dinheiro de comprar nessa mesma loja são vocês minhas grandes queridas, já que os vossos salários dificilmente ultrapassa o ordenado mínimo. Ou se compram é porque tiveram desconto e mesmo assim tiveram de andar o resto do mês a passar fome. Por isso, façam o favor de atender bem TODOS os clientes. Porque qualquer dia, algum cliente pode-se passar dos carretos e fazer queixinhas aos vossos patrões e sabem qual é o resultado: queixa de cliente = a funcionária despedida.

...outra maniazinha deveras irritante é quando vêm compor imediatamente a roupa mesmo que o cliente a tenha deixado exactamente no mesmo sítio, tão arrumadinha que parece que ninguém lhe tocou e vocês decidem ir logo lá dar aquele jeitinho que só vocês sabem. Irritante...

... não tirarem a merda do alarme das roupas e depois o cliente passar a vergonha dele tocar deveria dar despedimento por justa causa. De todas, esta é a que mais me irrita, já que depois fica toda a gente a olhar com aquele ar de...humm... grande ladra. E a funcionária dá aquele risinho e um "desculpe". Às vezes o que me apetece responder é: "desculpa o cara**, agora vai pegar nesse lindo microfone que serve para chamar as funcionárias ou colocar-se em cima do balcão e gritar em alto e bom som: " Esta cliente não roubou nada. Eu é que sou uma grande incompetente e não tirei o alarme."

Bom, há mais, mas estas são mesmo as mais irritantes. Destas quatro coisas só a segunda é que nunca me aconteceu, mas já vi acontecer com outras pessoas o que fez com que eu saísse da loja sem comprar nada. A sorte delas é que não foi comigo, porque se fosse eu tinha feito queixa. Só que presumo que a senhora não se quis estar a chatear e ignorou. Mas comigo não era assim, quem é que elas se julgam que são.

Sem comentários: