segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ISTO PREOCUPA-ME

Depois do que ouvi hoje fiquei muito assustada, melhor dizendo, perplexa com o elevado grau de ignorância e a meu ver irresponsabilidade na forma como algumas pessoas decidem em quem vão votar.
Prometi a mim mesma que nunca iria falar de política no blog, mas como se sabe, nunca é demasiado tempo e "nunca se deve dizer nunca", estou aqui agora a morder a língua. Sei que muita gente não gosta de política nem de políticos. Eu de políticos também não gosto, mas de política até me interesso. Porque é algo com que temos de viver e não vale pena ignorar, a política é importante. E é com a devida importância que devemos falar dela e participar quando somos chamados. Estando nós agora à porta de eleições, este é um tema que tem surgido com alguma frequência no meu grupo de amigos. As questões típicas: " vais votar?", "Em quem?", etc.
Eu vou votar. Sempre votei. Acho que é um direito e acima de tudo um dever. Quem não vota não tem direito de se queixar. A abstenção não é solução. É melhor um voto em branco.
Agora é pena a forma como certas pessoas decidem o seu voto, não em função de questões ideológicas ou de programa , mas sim, porque os paizinhos disseram, ou porque está na moda votar em determinado partido. Acho triste. Acho lamentável e de uma profunda irresponsabilidade.
Eu penso que as pessoas se deveriam informar mínimamente sobre os partidos, a sua génese, a sua ideologia, o seu programa, o que querem eles para o país, pelo menos é isto que eu faço. É óbvio que não li o programa dos partidos, mas tentei perceber quais os as suas principais ideias, acompanhei os debates (eu sei uma seca, mas tem que ser), para quando votar, votar em consciência.
Hoje ouvi comparem política com futebol. Bem, para mim não tem nada a ver. Futebol é paixão e até irracionalidade e política não pode ser nenhuma das duas, tem de ser racionalidade e responsabilidade. É pena ver muita gente da minha idade sem a mínima noção do que são essas duas coisas.

Sem comentários: