quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A SAGA

Ontem, tive o desprazer de conhecer de perto, o mau funcionamento dos serviços públicos deste país. Já tinha ouvido falar, mas sempre pensei que as pessoas exageravam um bocadinho. Mas não. É mesmo verdade.

1ª Paragem: Centro de Emprego
Não é que existia uma pessoa registada no centro de emprego com o meu número de B.I!! Como é que isto é possível? Que incompetência!! Já para não falar, nos transtornos que me poderia ter causado. Depois seguiu-se um diálogo engraçado com a funcionária:

Ela: A menina já está inscrita;
Eu: Não, não estou. Aliás nunca estive. Eu nunca trabalhei.
Ela: Ai, mas não é o que diz aqui.
Eu: Mas é a verdade, minha senhora.
Ela: Ah espere lá, é um homem que está aqui com mesmo número que o seu. Ah, elas devem-se ter enganado. Olhe, mas eu não posso fazer nada.
Eu: Desculpe??? Não pode fazer nada??
Ela: O erro não é meu. É de quem fez este registo, em Caldas da Rainha.
Eu: Sim, o erro não foi seu, mas meu também não foi. Alguém tem que resolver o problema.
Ela: Pois, tem que ser o centro de emprego das Caldas da Rainha.
Eu: Por acaso, não quer que vá às Caldas da Rainha, resolver um erro vosso, pois não?
Ela: (olha para mim com cara de enjoada) Eu vou ligar para lá. Mas agora é melhor ir embora. Venha amanhã que já estará resolvido.

Hoje voltei lá. E não, não estava resolvido. E desta vez não saí de lá até que me resolvessem o problema. Bonito foi ver a forma como resolveram o problema, simplesmente, apagaram a ficha da outra pessoa. Que agora de certeza vai ter um problema. Aquilo é assim, resolvem um problema e arranjam logo outro.

2ª Paragem: Finanças, que maravilha. Vejam só:
Tira-se senha amarela para pedir uma declaração – tempo de espera: cerca de 30 minutos. Depois tira-se senha branca para pagar a declaração - tempo de espera: cerca de 30 minutos. E por fim, volta-se a tirar senha amarela para me darem a declaração - tempo de espera: cerca de 15 minutos.
Para tirar a porcaria de uma declaração demorei cerca de 1h15 m, quando isto tudo poderia ter sido feito pela mesma pessoa e teria demorado no máximo 10 minutos. Oh God, tanta burocracia. Eu gostaria de perguntar ao senhor primeiro-ministro se isto é que é o simplex, que ele tanto falava. Dassss, volta sistema antigo, estás perdoado.

3º Paragem: Segurança Social
Cerca de 40 pessoas à minha frente e quase 3h30 à espera. De resto nada apontar.

ilustração: garance dore

7 comentários:

DoceSussurro disse...

Olá
Uffff :S
Até fiquei cansadinha linda!
Baaah

Beijinho*

Girl in the Clouds disse...

Para se tratar de qualquer coisa é preciso muita persistência e resistência!!Kiss

Olhos Dourados disse...

Isto é o nosso simplex, que mais parece complicadex!

Brinquinho da cantareira disse...

Realmente de simplex não tem nada...É uma vergonha...
MIMINHOSSSSSS:)

the bloom girl disse...

Pois é meninas, a burocracia neste país é mais que muita. E se isto é o simplex, bem que estamos lixados.

beijinho

Narcolepsia disse...

Uii, é preciso paciência. Beijinhos

the bloom girl disse...

Olá narcolepsia

Tudo bem? Eu normalmente até sou paciente, mas a verdade é que eles levam a nossa paciência aos limites.

beijinho