quinta-feira, 22 de outubro de 2009

E MAI NADA

  1. Sou educadora.
  2. Quando digo que sou Educadora de Infância, em geral, respondem com um “Ah” tão insípido, que gostaria de dizer:
  3. Em que outra profissão poderias pôr laços no cabelo, fazer penteados inovadores e ver um desfile de moda todas as manhãs?
  4. Onde te diriam todos os dias “És linda”?!!!
  5. Em que outro trabalho te abraçariam para te dizerem o quanto te querem?
  6. Onde serias tão importante que pudesses chegar à estrela do desfile… para lhe limpar os macacos ?!
  7. Em que outro lado te esquecerias das tuas tristezas para atender a tanto joelho esfolado, e coração afligido?
  8. Onde receberias mais flores?
  9. Onde mais poderias iniciar na escrita uma mãozinha que, quem sabe, um dia poderá escrever um livro?
  10. Em que outro lugar receberias de presente um sorriso como este?
  11. Em que outro sítio te fariam um retrato grátis?
  12. Em que outro lugar as tuas palavras causariam tanta admiração?
  13. Em que trabalho te receberiam de braços abertos depois de teres faltado 1 dia?
  14. Onde poderias assistir , na 1ª fila, à execução de grandes obras de arte?
  15. Onde poderias aprofundar os teus conhecimentos sobre bichos da seda, caracois, formigas e borboletas?
  16. Em que outro sítio derramarias lágrimas por ter que terminar um ano de relações tão felizes?
  17. Sinto-me GRANDE trabalhando com pequenos.
  18. A todos os educadores de infância, que tanto semeiam para que outros recolham.
  19. A todos os que escolheram esta profissão…
  20. obrigado.
  21. Traduzido e adaptado de : “ Soy Maestra”.

(roubado daqui)

8 comentários:

Olhos Dourados disse...

Admiro isso! Eu acho que não tinha paciência.

Girl in the Clouds disse...

Gostei do texto!! Acho muito bem, temos que defender as nossas opções!! Educadora de Infância é uma profissão muito importante e nada fácil!! Desde que fiz o plano de emergência do infantário da empresa onde trabalho, contactei de perto e passei a dar mais valor!!

the bloom girl disse...

Olá

Olhos Dourados:
Pois, é preciso ter alguma. Mas sinceramente acho que é preciso muito mais paciência para lidar com os adultos do que com as crianças.

Girl in the clouds:

Pois, a minha profissão é muito desvalorizada pela sociedade em geral. Pensam que o nosso trabalho é tomar conta das crianças, cantar umas canções e está feito. Mas é muito mais do que isso. Mas eu não escolhi a profissão pela prestigio ou status que ela me daria, escolhi porque gosto. Sou educadora porque quero e sempre quis e não por que calhou.

beijinho

DoceSussurro disse...

Olá
Linda profissão a tua!
Como todas, terá seus prós e contras...
Mas deve ser tão estimulante trabalhar com as crianças, ver a evolução deles... Receber os miminhos...
Eu valorizo os Educadores de Infância :)

Beijinho*

the bloom girl disse...

Ola Doce Sussurro:

Claro que não só rosas, tem também alguns espinhos. Mas as coisas boas superaram e muito as coisas más. Ver a evolução deles é o mais estimulante da profissão. Ah e receber os mimos também é bom, principalmente quando não se está bem.

beijinho

Alice in Neverland disse...

Olá :D
não podia deixar de comentar este post.
recebi este mesmo texto num e-mail.
Se ainda não sou Educadora (ou melhor, técnica de educação), sê-lo-ei no fim deste ano - espero! Posteriormente quero ser Educadora de Infância e Professora do 1º ciclo.
Detesto quando as pessoas dizem "ah...és de educação", como se o curso não fosse nada de especial. bolas! todos os trabalhos são importantes, desde o lixeiro ao presidente. não é por ser de Educação que sou menos que um Médico.
Tenho orgulho do meu curso. Tenho orgulho no que estou a "tirar". Aprendemos que, quer Educador de Inf. quer Prof 1º ou 2º ciclo, todos somos Educadores, até os que apenas ficam com a licenciatura.
Mas a todos deveria caber Educar, o que não acontece na Sociedade....

the bloom girl disse...

Olá Alice in neverland:

Sê muito bem-vinda ao meu blog. Compreendo-te perfeitamente, porque sinto o mesmo. Mas sabes temos que ser nós a valorizar a nossa profissão e a dignifica-la. O problema na minha opinião é que muitas educadoras, más educadoras, que só o são porque calhou ou por tradição familiar e que se acomodaram passado uns anos e não fazem nada, desprestigiaram a profissão. Não sei se já estagiaste em algum sitio, mas encontrarás algumas dessas. Eu infelizmente encontrei. Mas também encontrei o oposto. Muitos dos meus professores de faculdade diziam que na área da educação a nossa era a parte mais importante, porque é que lá que eles aprendem o saber ser e aquilo que os moldará enquanto pessoas. E eu não tenho dúvidas que isso seja verdade. Cabe-nos a nós mudar este cenário.

volta sempre
beijinho

Anónimo disse...

revejo-me completamente nestas palavras!!
adoro a minha profissão, só tenho pena de não a estar a exercer a 100% mas tou algumas horas o que já é bom!
sim pq eu tb lido com os pequenitos mas do 1ºciclo!:)
sinto-me mm bem no meio deles e sou tão mimada...é óptimo...
tou quase a ser colocada...nunca mais sai a lista de hoje, tou farta de esperar!!!!!!
beijoca