sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O insulto é a arma do ignorante

Ah o pessoal do Porto é que tem a mania da perseguição.
Ah o pessoal do Porto são uns labregos, uns parolos, gentinha sem classe, uns bimbos, uns ressabiados, uns invejosos, com um enorme complexo de inferioridade.
Ah vocês é que alimentam as guerrinhas, elas estão é na vossa cabeça.
E depois têm aquele sotaque. Ah e não esquecer a linguagem vernácula. Credo, já viram a quantidade de palavrões que lhes sai pela boca. Que horror.

Tem sido este tipo de coisas que eu tenho lido por aí.
É assim tão difícil perceber que nós nos estamos a cagar para os aviões propriamente ditos?
É assim tão difícil perceber que o que nos incomoda é o centralismo?
É assim tão difícil perceber que quem vive numa cidade como a do Porto, tem tudo menos inveja de Lisboa?
É assim tão difícil perceber que PORTUGAL não é Lisboa?
É assim tão difícil?

Como é que o mundo se há-de entender? Como é que povos se hão-de respeitar? Se um mesmo povo não se respeita. Se nós apresentamos como argumentos o turismo, a economia e outros apresentam como argumento o insulto. Assim é difícil o diálogo.
Mas não se incomodem, nós sabemos que nós é que somos os maus, os provincianos, os bairristas. E sabem o que vos digo: com muito gosto. Tripeira com muito orgulho.

O que mais me irrita é falarem sem saber. É reduzirem isto a uma estúpida guerra Norte-Sul e não verem que a questão é bem mais complexa. Fosse só isso meus amigos, fosse só um eventozinho que nos tivessem tirado e estávamos felizes. O problema é o dinheiro que é desviado daqui para investir em Lisboa. É a enorme taxa de desemprego que atinge o Norte do país. São os benefícios ECONÓMICOS que um evento como esse trazia à região do país mais afectada pela crise. Mas isso, não interessa nada. Giro, giro é fazer-nos de cultos e superiores, porque os aviõezinhos até nos vão chatear. Esse tipo de coisas é para aqueles bimbos do Porto.

A ignorância demonstrada por certas pessoas até dói. Pior do que a burrice é mesmo a ignorância.

15 comentários:

Luh disse...

Calma Bloom.

Há gente que simplesmente não compreende...como disseste,e bem,o problema não são os aviõesinhos a deitar fumo e a fazer piruetas saírem daqui.
Isto é apenas mais uma gota que enche o copo do centralismo.Porra,o problema é o CENTRALISMO.

Não é uma guerra Norte-Sul.Não é uma guerra Porto-Lisboa,é apenas revolta por tanto centralismo.
É um problema que afecta Porto,Braga,Coimbra,Aveiro,Leiria,Castelo Branco,Évora,Beja,Braganaça...
Mas que queres?Há quem não perceba isto.
Há quem não perceba que o país não pode andar para a frente enquanto se potenciar uma cidade em vez de um país inteiro!
O Porto é apenas o principal opositor ao centralismo...

Isto entristece-me...Portugal é um país lindo,com potencial,cada uma das zonas tem algo muito próprio para oferecer e potenciar.Mas simplesmente não o consegue fazer pois a grande maioria dos fundos vai direitinha para a capital.
De certa forma é compreensível,se é a capital,por alguma razão há de ser,mas há limites para tudo...e aqui,neste cantinho à beira-mar plantado,exagera-se...

Eu não tenho qualquer tipo de problema com as pessoas do sul.São tão portugueses como eu.Eu não tenho nada contra as outras cidades.
Eu tenho é tudo contra o maldito centralismo!

Tenho fé que a regionalização se implemente um dia.

the bloom girl disse...

Luh, eu também não tenho nada contra Lisboa ou os Lisboetas, agora eu não aguento é gente que tem a mania que é superior. Que não apresenta argumentos válidos e apenas insultos, porque isso é ignorância.
Como este post eu não quero ofender ninguém, porque o meu problema é o centralismo e as pessoas que o fazem, ou seja, os governantes.

Eu também espero que a regionalização um dia seja implantada, porque se não continuará a ser isto.

Vemos o caso de Espanha, por exemplo, em que não é sim: a expo, foi em Sevilha, já houve uns jogos olímpicos em Barcelona era isto que era preciso em Portugal. E é isso que as pessoas reclamam.

Luh disse...

Sim,sim,claro,eu percebi isso.

Também me lembrei do exemplo espanhol.É um outro país,com outras possibilidades,mas podia muito bem ser tão centralista como Portugal é.E não é.

Girl in the Clouds disse...

Querida, sou de Lx, mas apresento-te a bandeira branca!! Não ligo nada as estas guerras e adoro o Porto!!

Só Avulso disse...

Concordo contigo. O problema é mesmo o centralismo e apesar de não viver no Porto percebo a tua perpectiva.
Até eu fiquei indignada!Na cabeça de alguns Lisboa é o país todo... tudo para além dela são meras províncias,enfim ainda há que mudar muito algmas mentalidades.

the bloom girl disse...

Luh: Exactamente, mas não é. Embora também exista rivalidade entre eles, mas isso é mais por razões históricas do que actuais.

Girl in the clouds: ehehe...fizeste-me rir. Bandeira branca hasteada. Eu não tenho nada contra Lisboa, tenho só contra o centralismo e contra algumas pessoas mal educadas e ignorantes que em vez de argumentar insultam.

Só avulso: As mentalidades tem que mudar, principalmente a dos governantes. Que são os verdadeiros e únicos culpados disto.

Alfacinha de Portugal disse...

Humm... sei da questão dos aviões pelos jornais mas não lembro de ver isso suscitar insultos! Quem insultou quem, quando, onde, como??

Sou de Lisboa e não conheço o Porto (com pena minha, porque toda a família descende do Norte, Porto, Braga). Acho perigoso o bairrismo. Mas tb acho injusto dizer que tudo acontece em Lisboa. Quase tudo o que me atrái culturalmente e a nível de ofertas de trabalho acontece no Porto!

Por mim, os aviões bem que podiam ficar por aí a empestiar os céus de fumo e a poupar os meus queridos tímpanos do barulho horrível que devem fazer. Mas percebo que, esse tipo de evento deva ser itenerante. Havendo 2 pontes tão simbólicas em Lisboa, tem sentido este espectáculo ocorrer TAMBÉM aqui. Pelo meu gosto pessoal, dispensava, mas...

Anónimo disse...

gostei do título! qto ao resto eheh isso do redbull não me diz nada mas acho q estava bem no Porto! Lisboa já tem tanta coisa..

the bloom girl disse...

Alfacinha de Portugal: onde estão os insultos? Lê algum dos blogues de gaja (são assim que são designados)mais famosos da blogosfera portuguesa e vês onde estão.
Eu nunca foi ver os aviões, nem tencionava ir, a questão não é a beleza (ou falta dela) dos aviões, a questão é o centralismo e as desigualdades provocadas por esse mesmo centralismo, que se evidencia com medidas como esta. Sabes que o Porto é a região com a taxa de desemprego mais elevada do país? Sabes que o Norte é uma das 30 regiões mais pobres da UE? Sabes os enormes benefícios económicos que esse evento trazia para esta região? É isto que incomoda, não são os aviões. É a isso que nos estamos a referir. O resto é conversa.

E o bairrismo é perigoso? É. Mas são coisas destas que o fazem aparecer. E esse há dos dois lados. Por muito que digam que não.

the bloom girl disse...

A Girl called Nanda: O Redbull propriamente dito também não me diz, nunca vi, nem tenciono ver.
O que me diz e o a questão que é levantada com isto: o centralismo exagerado, e as desigualdades cada vez mais evidentes. Isso é o problema, não o Red Bull.
Por mim ficavam com o Red bull à vontade, se nos devolvessem todo o dinheiro que a UE manda para investir no Norte e é investido em Lisboa. Isso sim era um grande negócio. O resto são as conversas do costume.

Olhos Dourados disse...

Concordo contigo. Não sou do Porto nem me interessam os aviões, mas é muito chato quererem centralizar tudo em Lisboa, é que Portugal não é só lisboa.

Rachelet disse...

Como algarvia/lisboeta (portanto, mais moura que isto, só mesmo se fosse árabe!) que fui e que elegeu o Porto para viver de entre qualquer outra cidade no mundo, estou inteiramente de acordo.

Também nunca assisti ao RedBull Air Race - sofro de ágorafobia e aqueles ajuntamentos para mim são letais. Mas acho insane a quantidade de eventos geradores de turismo e comércio que nascem de acordos feitos entre outras cidades e as multinacionais e, assim que o Governo central topa os cifrões, vai de roubar para levar para a capital.

Que seria de Frankfurt se as feiras tecnológicas e do livro se mudassem para Berlim? Que seria de Milão se a indústria da moda fosse transplantada para Roma? Que seria do Hermitage se em vez de S. Petersburgo, o pusessem em Moscovo? Os exemplos são muitos, mas nós, que tanto gostamos de copiar o que se faz lá fora, não aprendemos o básico.

the bloom girl disse...

Olhos Dourados: Pois, mas enquanto as pessoas não olharem para Portugal como um todo, o nosso país não progredirá.

Rachelet: Nem mais, em poucas palavras conseguiste dizer tudo. O problema é que as pessoas só olham para o seu próprio umbigo e na falta de argumentos tentaram tornar isto numa guerra, que não faz o mínimo sentido num país tão pequeno como o nosso.
Infelizmente aqui em Portugal copiamos o mau e nunca o bom.

Pinkk Candy disse...

Olha eu moro no Algarve e muitas vezes quando ligo as notícias tenho a sensação que Portugal é Lisboa, o resto não existe (se bem que agora já se vai falando um pouco mais do Algarve). Mas por exemplo, de manhã mostram o trânsito de Lisboa para o país todo ver?! WTF??? Podiam criar um canal Lisboa com essa informação, porque eu aqui não me interessa nada mesmo, como é que está o trânsito em Lisboa!!!
Sempre ouvi falar da guerra entre Porto e Lisboa, isso já deve vir dos tempos antigos :S
É uma parvoice!!!

kiss

the bloom girl disse...

Nem mais. Do Algarve fala-se essencialmente no Verão. Do resto do país normalmente quando acontece alguma tragédia.
Sim, ao que parece essa guerra já vem muito de trás, mas que hoje em dia não faz o mínimo sentido.