terça-feira, 27 de outubro de 2009

Hoje deu-me para a revolta

Durante toda a nossa vida estamos sujeitos a avaliações. Começa desde cedo na escola, a seguir na universidade e depois no mundo do trabalho. Um médico se comete um erro "leva" logo com um processo disciplinar, um qualquer trabalhador numa empresa se erra é despedido ou se esse erro lesar a empresa financeiramente tem ainda que pagar o prejuízo causado. Os professores também começaram a ser avaliados. Mas?! E os juízes? Não são avaliados? Pessoas que passam a vida avaliar os outros, não são avaliadas? E quando um juiz coloca um inocente na cadeia, o que é que lhe acontece? E quando um juiz retira uma criança de um lar estável e a coloca com uma mãe alcoólica, como é? E quando um juiz manda entregar uma criança à família e ela aparece morta pouco tempo depois? Não é despedido? Não "leva" com um processo disciplinar? Não é julgado por danos morais?
Não. Aparece numa televisão e ainda tem a lata de dizer que não se arrepende, porque toma as decisões em consciência. Consciência? Mas será que aquele grande filho da put@ [que não tem outro nome] que mandou a Alexandra para a Rússia com aquela bêbada tem consciência? Não me parece, porque se tivesse pesava-lhe. Esta gente terá sentimentos? Duvido. Revolta-me a forma como tratam as Alexandras deste país, como se de simples marionetas se tratassem. É indecente. É desumano.

11 comentários:

Neisseria Gonorrhoeae disse...

Muito bem sacado.

Concordo plenamente contigo.

O problema é que os juíses decidem sempre com base na Lei. O grande problema é que a lei tem falhas, muitas falhas mesmo.

E quando nos deparamos com um Juiz, que não traduz à letra o a alinea a) do artigo X do código penal etc etc, e apela um pouco mais ao lado sentimental, lá vem um recurso em que nos aparece um juiz que traduz a dita cuja lei à letra, estando-se nas tintas para as questões morais.

jinho

Olhos Dourados disse...

Sim, eles também deviam ser avaliados. Com certeza que as outras pessoas das outras profissões que erram, também o fizeram em consciencia, mas foi um erro, por isso são despedidos. Devia acontecer o mesmo aos juízes.

Poetic Girl disse...

Acredita é mesmo desumano. Quando Alexandras não andam por aí, á mercê de juizes que não sabem olhar para o bem estar da criança. Que se esquecem que nem sempre os laços de sangue são os mais fortes, mas sim os laços de amor... e o mal que foi feito a essa menina, infelizmente já a deixará marcada para toda a vida.... bjs

DoceSussurro disse...

Olá
Concordo plenamente contigo.
Já não é a primeira vez que vemos um caso "destes" acontecer no nosso país. E é revoltante.
Eu só penso numa coisa:
"Como estará a cabecinha da Xaninha?" como a puderam tirar de uma família que a acarinhava e respeitava como criança, de um ambiente saudável e estável para a mandarem para aquela terriola na Rússia, completamente desenraízada e para uma mãe alcoólica e agressiva? C O M O ?
Espero que este caso seja resolvido brevemente, e que sejam evitados danos maiores para a menina.

Beijinho*

Anónimo disse...

correcção: os professores já eram avaliados, não começaram agora a ser. mudaram foi o sistema. beijoca concordo contigo

the bloom girl disse...

Neisseria G: Pois o problema é o conjunto, ou seja a justiça. Muita coisa tem que ser modificada.

Olhos Dourados: Pois eles têm que ser avaliados, porque uma má decisão pode mudar a vida de uma pessoa por completo causando danos irreversíveis.

Poetic Girl: Tens toda a razão. As consequências que este tipo de decisões tem na vida de uma criança é terrível. Mas não me parece que eles estejam preocupados com isso.

Doce Sussurro: Podes crer, não dá para perceber. Ela nem russo sabe falar, imagina como se sente. Aliás não dá para sentir é mau de mais.

Nanda: Sorry, não sabia. Não foi por mal, até porque eu pertenço à classe.

beijinho

Laetitia disse...

Embora desumano ele não tinha margem de manobra. A lei simplesmente não o permitia decidir de outra maneira. A lei está mal? Neste caso concreto sim. Mas se estivesse de outra maneira provavelmente seria igualmente injusta para outras tantas situações. A lei é por isso mesmo geral e abstracta. Se não o fosse caminhariamos para um estado totalitário. Em muitos casos está mal sim senhor. Mas não há soluções eficazes qual conto de fadas perfeito.
E embora perceba o teu ponto de vista, os juízes são submetidos a avaliações sim. Muitas vezes até mais do que se pensa.:)
De quaquer forma penso que haverá solução para o caso. Está em risco a vida de uma criança bem como o seu bem-estar. Mas essa não é uma questão que pertence apenas aos tribunais portugueses decidir.:s

Girl in the Clouds disse...

Tens razão!! Por vezes também sinto esse sentimento de injustiça e revolta!!Kiss

the bloom girl disse...

Olá

Girl in the Clouds:
É muito revoltante, de vez em quando dá-me para isto.

Laetitia:
Esta é a opinião de uma leiga que de direito e leis percebe muito pouco. Mas como qualquer outra pessoa cria uma opinião do que vai ouvindo de pessoas entendidas no assunto. Ele não poderia fazer mais nada, mas a verdade é que a decisão dele veio contra a decisão do tribunal de Barcelos, que tinha considerado que a mãe não reunia qualquer tipo de condições para ficar com a criança. Como é que um tribunal decide uma coisa e outro (neste caso o de Guimarães) decide outra coisa.São estas coisas que não dá para perceber. Os processos não são analisados caso a caso? Ou é tudo igual? Que justiça é esta que pode destruir a vida de uma criança? Para mim isto não é justiça é injustiça.
Se eles realmente são avaliados, fico contente, embora não sei se tem algum resultado prático, pois nunca vi um juiz ser julgado por um erro. Mas se há existiu que bom, então.

beijinho

eme disse...

Em relação ao caso, eu concordo que a decisão foi completamente errada!

Tal como refere a bloom,eu sou uma leiga, mas não me parece que a culpa seja das leis não darem espaço a margem de manobra, até porque existem lacunas,(e muitas) na lei portuguesa e outras tantas leis que se contrariam.

Os juizes não podem usar a lei como desculpa para erros absurdos, até porque se é possível recorrer a estâncias superiores para serem reavaliados processos,devem existir vários pesos e várias medidas...digo eu que não percebo nada disto.

=^_^=

the bloom girl disse...

olá Eme:

Bem-vinda. Ora nem mais. Mas o problema é que eles usam esse argumento, como forma a justificar os seus erros, o que é lamentável.

beijinho