sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A modos que é isto

Hoje, o pai de uma amiguinha da minha irmã suicidou-se, atirando-se para a linha de comboio. Mais uma vez (segunda vez na semana, depois da morte do Enke) aqui entre a minha família surgiu a discussão: é isto um acto de coragem ou um acto de cobardia? Uns defendem uma coisa, outros defendem outra. Para mim, não é uma coisa nem outra. É simplesmente um acto desesperado de alguém, que por algum motivo, acha que a vida já não faz qualquer sentido. E quem somos nós para julgar?

12 comentários:

eme disse...

É um choque! Eu concordo contigo em absoluto. Acho que é um momento de desespero, não acho que seja coragem nem cobardia, simplesmente é uma saída que as pessoas encontram, uma vontade, que ultrapassa tudo que se possa chamar de lógico!
Quase irracional.

34 disse...

Tens toda a razão!

DoceSussurro disse...

Olá
É muito triste pensar que alguém já não consegue encontrar rumo na vida.
O drama do suicídio já me tocou bem de perto :(
Um dia destes falo nisso no DoceSussurro...

Beijinho*

Ana Rita disse...

Fogo. . . Acho que não nos cabe a nós julgar as pessoas que fazem essas coisas.

Mas que faz pensar faz. enfim!!

Girl in the Clouds disse...

Eu concordo contigo Bloom, sendo um acto de coragem ou cobardia, é acima de tudo o desespero absoluto, a falta de esperança, o já não acreditar em nada.Ainda que há quem diga que é hereditário.
Kiss

Luh disse...

:s
Há quase dois anos atráz uma amiga de uma amiga minha fez o mesmo.15 anos,porra,como é possível chegar a tal ponto de desespero e numa idade tão tenra....
Para mim,não é covardia,é coragem.É preciso ter muita coragem para colocar um ponto final na nossa vida,ainda que seja tbm no sofrimento....

Neisseria Gonorrhoeae disse...

É preciso ter coragem para fazer uma coisa dessas, mas também é falta de coragem enfrentar seja que problema for. Perante isto, estou como tu, não pode ser nem uma coisa nem outra, é algo que não se explica. Apenas se pode tentar explicar. É a filosofia da vida. Ser ou não ser, eis a questão.

Jinhos

the bloom girl disse...

Eme: Por muito que queiramos não conseguimos encontrar uma explicação lógico, mas para as pessoas que o fazem há sempre um motivo ou vários motivos muito fortes. No caso deste senhor não sei qual é,porque não conhece a vida dele, mas por exemplo no caso do Enke podemos arranjar uma explicação lógica, que foi a perda de uma filha.

Eduarda: É assim a vida infelizmente.

Doce Sussurro: Lamento querida. Eu acho que as pessoas que fazem isso, já não conseguem ver nenhuma luz ao fundo do túnel. Eles devem pensar que aquilo não passa.

Titó: Pois não Titó. Cada um sabe de si. E por vezes podemos olhar para uma pessoa e ela parecer-nos bem, mas na verdade por dentro estar muito mal. É um situação complicada, que faz pensar e muito.

Girl in the Clouds: Também já ouvi isso.

Luh: Para mim não é nenhuma das duas, mas se tivesse que escolher uma também diria que é coragem, porque é preciso muita coragem para fazer aquilo. Mas acho que mais que a coragem é o desespero. Há cerca de 2 anos uma colega da faculdade também fez isto. É horrível pessoas tão jovens, com tanto para viver chegarem a este ponto.

Neisseria G: É daquelas coisas, que por muitas explicações que encontremos nunca nos parecerão acertadas. É a vida, infelizmente.

Laetitia disse...

Claro julgar não temos o direito, de todo. Mas podemos criticar. Pessoalmente acho que não há nada que justifique um acto desses. Até porque o trauma que deixa nos vivos ao redor é muito grande.Há um preço demasiado alto a pagar.
Seja lá como for o livre arbítrio faz parte deste jogo que é a vida. E sim, temos que respeitá-lo.:)

Anónimo disse...

concordo contigo! e ninguém pode julgar! só a pessoa em causa é que sabe...

the bloom girl disse...

Laetitia:
Nisso tens razão, o preço a pagar é demasiado alto. Mas não sabemos o nível de sofrimento que a pessoa se encontra, que só pode ser muito, para chegar à conclusão que a vida dos que cá ficam é melhor sem eles. No caso deste senhor, deixou duas meninas pequenas, que agora terão de viver sem pai. Também já pensei se este também não foi um acto egoísta da parte dele. Mas é sempre tão complicado encontrar uma resposta racional.

A girl called Nanda:
É mesmo.

Olhos Dourados disse...

Não sei, acho que é um bocado disso tudo.