quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sabem uma coisa que me tem vindo a preocupar?

Temo seriamente que o número de suicídios suba drasticamente no nosso país, lá para meados de Maio. E agora vocês perguntam: E então porquê? O desemprego vai aumentar? O país vai cair na banca rota? A UE vai deixar de mandar dinheirinho e vamos ficar mais pobres?
Não pessoas, não é isso. É que por essa altura acaba o campeonato e se o Benfica não ganhar, não sei como vai ser e tendo em conta a histeria que está instalada, temo pelo pior.
Mentira, estou-me a borrifar. Eu quero é que o Porto ganhe e se os benfiquistas não aguentarem o desgosto, temos pena, mas já deviam estar habituados.

ilustração:garance dore

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Hoje deu-me para a revolta

Durante toda a nossa vida estamos sujeitos a avaliações. Começa desde cedo na escola, a seguir na universidade e depois no mundo do trabalho. Um médico se comete um erro "leva" logo com um processo disciplinar, um qualquer trabalhador numa empresa se erra é despedido ou se esse erro lesar a empresa financeiramente tem ainda que pagar o prejuízo causado. Os professores também começaram a ser avaliados. Mas?! E os juízes? Não são avaliados? Pessoas que passam a vida avaliar os outros, não são avaliadas? E quando um juiz coloca um inocente na cadeia, o que é que lhe acontece? E quando um juiz retira uma criança de um lar estável e a coloca com uma mãe alcoólica, como é? E quando um juiz manda entregar uma criança à família e ela aparece morta pouco tempo depois? Não é despedido? Não "leva" com um processo disciplinar? Não é julgado por danos morais?
Não. Aparece numa televisão e ainda tem a lata de dizer que não se arrepende, porque toma as decisões em consciência. Consciência? Mas será que aquele grande filho da put@ [que não tem outro nome] que mandou a Alexandra para a Rússia com aquela bêbada tem consciência? Não me parece, porque se tivesse pesava-lhe. Esta gente terá sentimentos? Duvido. Revolta-me a forma como tratam as Alexandras deste país, como se de simples marionetas se tratassem. É indecente. É desumano.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Esta é a prova que...

...estou a ficar velha. Não é que demorei uns 5 minutos a descodificar uma sms! "Rais parta" quem inventou esta nova forma de escrita. É que às vezes nem se entende porquê que mudam, já que a palavra fica exactamente com o mesmo número de letras. Adowo e winduh mas que é isto, não é muito mais simples dizer adoro e lindo. Camões deve estar fartinho de dar voltas ao caixão, completamente chocado com aquilo que fizeram à língua portuguesa.

ilustração: garance dore

domingo, 25 de outubro de 2009

Que vergonha

Estava eu a dormir descansadinha na minha caminha quando sou acordada pela poluição sonora saída de uma viatura estacionada em frente à minha casa. Levanto-me tremendamente irritada, abro a persiana e a janela com toda a força e grito lá para fora:
- É pôr a merda da música baixa.
Não vi ninguém e acho que ninguém me viu. Só sei que a música acabou logo. Fechei a janela, apaguei a luz, deitei-me novamente e adormeci.

Quando acordei fiquei na dúvida se tinha mesmo feito aquilo ou se tinha sido um sonho. Mas a minha querida irmã confirmou e além disso, já tinha feito o favor de contar a toda a gente. Agora, isto virou a piada oficial cá da barraca, e eu confesso que estou com um bocadinho de vergonha. Acho que destruí a minha imagem de moça pacífica, simpática e gentil. Mas eu não estava em mim.
ilustração: garance dore

sábado, 24 de outubro de 2009

Que Confusão!!!

Por muito que eu esteja imensamente agradecida à empresa que me contratou, eu ainda não tenho uma relação afectiva com eles. Porque isso, é algo que se conquistará com o tempo. Posto isto, eu gostaria de pedir às pessoas, para pararem de me perguntar se entrei afectiva. Quanto muito, poderia ter entrado EFECTIVA, mas isso também não aconteceu. Provavelmente, porque a nossa relação ainda não é afectiva, porque quando for, será meio caminho andado para passar a efectiva, ou não…
ilustração: garance dore

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O CÚMULO DA DISTRACÇÃO...

... ou da parvoíce, como queiram!!

Hoje estava eu à espera que a minha mãe atendesse o meu telefonema, quando de repente começo a mexer nos bolsos do casaco muito assustada. A amiga que me acompanhava ao ver-me assim, pergunta: - O que é que foi?
Eu - Não sei do meu telemóvel!!
Ela: Aaaahhh?
Eu: Não encontro o meu telemóvel.
Ela: Estás a gozar, certo?
Eu: Estou com cara de quem está a gozar??
Ela: Ai, tu estás doida? Então não tens o telemóvel na mão?
Eu: Aahh...opsss...ihihihihih.

*Alguma vez vos aconteceu algo do género??

BLOG PERFEITINHO


A minha querida Doce Sussurro, teve a simpatia de me oferecer este prémio (o primeiro). Mas tal como eu já disse lá no blog dela, o meu blog está assim um bocadinho longe de ser perfeito. Mas eu aceito o prémio, com todo o gosto e com a baba a cair. Se hoje virem no telejornal que houve inundações não foi por causa da chuva, mas pela minha baba. Obrigado querida.

Ao que parece as REGRAS são estas:

1)O link de quem indicou : docesussurro-blog.blogspot.com

2)Postar o selo:
Já tá!

3) Passar o selo a 5 (10) Blogs Perfeitos :

4)
Responder às perguntas:

Mania:
Ui, tantas. Desde organizar tudo por cores, fazer listas de tudo e mais alguma coisa e mexer no cabelo (mas há mais).

Pecado Capital:
Gula!

Melhor cheiro do Mundo: O meu perfume: Coco Mademoiselle da Chanel.

Se o dinheiro não fosse problema: Dava a volta ao mundo.

História de infância:
Hmm... é difícil...isto devia ser respondido pela minha mãe, já que tem sempre uma bela história sobre a minha pessoa para contar (e sempre às pessoas erradas). Mas vamos lá ver: quando era pequena andava sempre com um rabo de cabalo e quando estava a jogar às escondidas era sempre apanhada, porque deixava sempre o carrapito de fora. Que trenga. Ah e também é difícil encontrar uma foto minha até aos 5 anos em que eu estivesse vestida, porque eu adorava andar sem roupa. Que vergonha.

Habilidade como dona de casa:
Cozinhar!

O que não gosto de fazer em casa:
Limpar o pó.

Frase preferida: "Nao vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos!"

Passeio para o corpo: Perto do mar.

O que me irrita:
Ui, tanta coisa. Mas falta de educação acima de tudo.

Vou aos arames quando: Dizem mentiras.

Talento oculto: É tão oculto, que nem eu sei qual é.

Frases ou palavras que uso muito:
"pois".

Palavrão mais usado:
Merda

Queria ter nascido a saber:
Desenhar

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

E MAI NADA

  1. Sou educadora.
  2. Quando digo que sou Educadora de Infância, em geral, respondem com um “Ah” tão insípido, que gostaria de dizer:
  3. Em que outra profissão poderias pôr laços no cabelo, fazer penteados inovadores e ver um desfile de moda todas as manhãs?
  4. Onde te diriam todos os dias “És linda”?!!!
  5. Em que outro trabalho te abraçariam para te dizerem o quanto te querem?
  6. Onde serias tão importante que pudesses chegar à estrela do desfile… para lhe limpar os macacos ?!
  7. Em que outro lado te esquecerias das tuas tristezas para atender a tanto joelho esfolado, e coração afligido?
  8. Onde receberias mais flores?
  9. Onde mais poderias iniciar na escrita uma mãozinha que, quem sabe, um dia poderá escrever um livro?
  10. Em que outro lugar receberias de presente um sorriso como este?
  11. Em que outro sítio te fariam um retrato grátis?
  12. Em que outro lugar as tuas palavras causariam tanta admiração?
  13. Em que trabalho te receberiam de braços abertos depois de teres faltado 1 dia?
  14. Onde poderias assistir , na 1ª fila, à execução de grandes obras de arte?
  15. Onde poderias aprofundar os teus conhecimentos sobre bichos da seda, caracois, formigas e borboletas?
  16. Em que outro sítio derramarias lágrimas por ter que terminar um ano de relações tão felizes?
  17. Sinto-me GRANDE trabalhando com pequenos.
  18. A todos os educadores de infância, que tanto semeiam para que outros recolham.
  19. A todos os que escolheram esta profissão…
  20. obrigado.
  21. Traduzido e adaptado de : “ Soy Maestra”.

(roubado daqui)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A SAGA

Ontem, tive o desprazer de conhecer de perto, o mau funcionamento dos serviços públicos deste país. Já tinha ouvido falar, mas sempre pensei que as pessoas exageravam um bocadinho. Mas não. É mesmo verdade.

1ª Paragem: Centro de Emprego
Não é que existia uma pessoa registada no centro de emprego com o meu número de B.I!! Como é que isto é possível? Que incompetência!! Já para não falar, nos transtornos que me poderia ter causado. Depois seguiu-se um diálogo engraçado com a funcionária:

Ela: A menina já está inscrita;
Eu: Não, não estou. Aliás nunca estive. Eu nunca trabalhei.
Ela: Ai, mas não é o que diz aqui.
Eu: Mas é a verdade, minha senhora.
Ela: Ah espere lá, é um homem que está aqui com mesmo número que o seu. Ah, elas devem-se ter enganado. Olhe, mas eu não posso fazer nada.
Eu: Desculpe??? Não pode fazer nada??
Ela: O erro não é meu. É de quem fez este registo, em Caldas da Rainha.
Eu: Sim, o erro não foi seu, mas meu também não foi. Alguém tem que resolver o problema.
Ela: Pois, tem que ser o centro de emprego das Caldas da Rainha.
Eu: Por acaso, não quer que vá às Caldas da Rainha, resolver um erro vosso, pois não?
Ela: (olha para mim com cara de enjoada) Eu vou ligar para lá. Mas agora é melhor ir embora. Venha amanhã que já estará resolvido.

Hoje voltei lá. E não, não estava resolvido. E desta vez não saí de lá até que me resolvessem o problema. Bonito foi ver a forma como resolveram o problema, simplesmente, apagaram a ficha da outra pessoa. Que agora de certeza vai ter um problema. Aquilo é assim, resolvem um problema e arranjam logo outro.

2ª Paragem: Finanças, que maravilha. Vejam só:
Tira-se senha amarela para pedir uma declaração – tempo de espera: cerca de 30 minutos. Depois tira-se senha branca para pagar a declaração - tempo de espera: cerca de 30 minutos. E por fim, volta-se a tirar senha amarela para me darem a declaração - tempo de espera: cerca de 15 minutos.
Para tirar a porcaria de uma declaração demorei cerca de 1h15 m, quando isto tudo poderia ter sido feito pela mesma pessoa e teria demorado no máximo 10 minutos. Oh God, tanta burocracia. Eu gostaria de perguntar ao senhor primeiro-ministro se isto é que é o simplex, que ele tanto falava. Dassss, volta sistema antigo, estás perdoado.

3º Paragem: Segurança Social
Cerca de 40 pessoas à minha frente e quase 3h30 à espera. De resto nada apontar.

ilustração: garance dore

terça-feira, 20 de outubro de 2009

NOTAS SOLTAS


* Quanto ao Saramago é simples:

Polémica = Publicidade = Maior número de vendas.

* Quanto à minha linda cidade de Espinho:

Triste e lamentável o que está acontecer. A solução é: repetição de eleições.

ilustração: garance dore

Hoje...

... foi um dia muito bom para mim. Arranjei trabalho na minha área, relativamente perto de casa e com um ordenado bonzinho. Por isso, estou feliz. Muito feliz mesmo. E sei que tive muita sorte. Se não tivesse passado o dia nos serviços públicos deste país (finanças, segurança social e centro de emprego), o dia tinha sido perfeito. Mas nem isso, conseguiu-me tirar o sorriso da cara.
Já agora, um obrigado muito especial às meninas Doce Sussurro e Girl in the clouds, pelos comentários de incentivo e apoio, naquele post, em que a depressão e o desânimo se tinham apoderado de mim.

ilustração: garance dore

domingo, 18 de outubro de 2009

PORQUE...

...amanhã é segunda-feira, primeiro dia de trabalho da semana. Eu, como sou uma boa pessoa, quero partilhar convosco uma maravilhosa e motivante frase, que vos dará, sem dúvida nenhuma, um novo alento, para mais uma semana de trabalho.

"Não esmoreças nem desistas!!!! Trabalha duro! Milhares de pessoas que vivem do rendimento mínimo, sem trabalhar, dependem de ti. "

ilustração: garance dore

sábado, 17 de outubro de 2009

UM POST UM BOCADO PARVINHO

Ultimamente, só consigo adormecer para lá das 3h da manhã. O que é "chato", porque depois durmo a manhã toda. Como hoje, que foi até ao meio-dia. Depois, tomei o pequeno almoço e fui ao shopping comprar umas lindas botinhas na Mango. Pelo caminho apanhei um acidente, o que me fez estar uma eternidade numa fila de trânsito. Enquanto andava a laurear pelas lojas alguém muito espaçoso deu-me um encontrão e uma das minhas lentes de contacto ganhou vida própria, saltou do olho e nunca mais a vi (bitch - se alguém encontrar uma lente de contacto na Mango do Arrábida Shopping é minha.) Portanto, fiquei tipo Luís de Camões, a ver só de um olho. Agora estou a escrever um post um bocado parvinho e a seguir vou-me preparar para ir ao Dragão ver o meu Porto a esmagar o Sertanense, já que os bilhetes eram uma verdadeira pechincha.

ilustração: garance dore

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Quem não se sente não é filho de boa gente

E eu como sou filha de boa gente e não calo, nem consinto, tenho algumas considerações a fazer sobre o assunto do momento: o vídeo da Maitê Proença a ridicularizar o nosso país. Admiro o português que tenha conseguido ver o vídeo, sem insultar a "senhora" porque eu não consegui. O vídeo é repugnante. Não faz mais do que demonstrar o quão ignorante e mal formada é. A posição da dita cuja no final do programa mostra ainda mais a "classe" da "senhora". Nunca acredito no "nossa eu adoro Pórtugau". E não percebo a vassalagem que lhes é prestada. Ah e uma dúvida: Aquilo é um programa ou uma casa de alterne? É que ao ver a forma como elas se comportam fiquei com dúvidas.

Algumas das pérolas saídas da boca daquela acéfala ridícula:

"Aqui é o Mosteiro do Jerónimos e ali em frente é o mar". (Meus queridos lisboetas, então vocês já têm mar e não avisam??Ignorante, ignorante...)

"Salazar foi um ditador aqui por mais de 20 anos." (A sério??? Português é mesmo burro. Vá, toda a gente aprender história com a Maitê, porque ela é que sabe. É mesmo estúpida e burra.)

"Os pasteis não levam natas???" (Oh pá, então. Como é que isso é possível. Talvez seja melhor avisar a "senhora" que a baba de camelo, também não leva baba de camelo. Publicidade enganosa é o que é. Maitê faz queixa, estás a ser enganada. Estes portugueses...)

"Aqui em Portugal também é assim o rio dá no mar." (E não é?? Estes portugueses inventam cada coisa. Onde já se viu o rio desaguar no mar. É que só mesmo em Portugal é que isto acontece.)

E o meu conselho para aquele monte de "esterco" é:

Estuda e Informa-te.
Ah, e não apareças em Portugal nos próximos tempos.

ilustração: jason brooks

sábado, 10 de outubro de 2009

Yes We Can

Hoje acordei tão bem disposta. Nem sei porquê. Só espero que à noite, a nossa querida selecção, não me estrague o dia e ganhe. E já agora, que os "chicos espertos" dos nórdicos não façam um arranjinho.



Amigos dinamarqueses e suecos estou de olho em vocês, hã!!!

ilustração: niki fisher

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MR. PRESIDENT

Eu até gosto dele. Acho que poderá vir a transformar-se num dos melhores líderes que o mundo já conheceu. Era provavelmente o único político me que faria sair de casa para ir a um comício. Se fosse americana votaria nele de certeza. Mas acho um bocadinho precipitado o prémio nobel da paz.


ilustração: garance dore

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

VIDA DIFÍCIL

Ando tristonha, irritada, preocupada e angustiada. Sem saber para onde me virar e sem saber para onde ir. Já andava assim, mas esta chuva veio piorar o estado de espírito. Acabada a faculdade olho para a frente e não vejo nada de bom, apenas o desemprego. Eu bem tento ser optimista, eu bem tento ter pensamentos positivos, mas depois lá acontece qualquer coisa e acordo para a triste realidade.
A angustia de não saber quanto tempo estarei nesta situação está-me a dar cabo dos neurónios. Enquanto andava na faculdade preferia não pensar no que aconteceria depois do curso finalizado, como faziam muitas colegas. Mas agora percebo tudo aquilo que sentiam. Tinha uma visão muito cor-de-rosa do futuro. Demasiado irrealista até. Pensava que acabava o curso, arranjava logo trabalho, com um ordenado decente e alcançava a tão almejada independência. Tretas, tretas, tretas.

p.s - desculpem o post depré, mas há dias assim. Melhores dias virão. Espero.

ilustração: garance dore

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

NÃO PERCEBO

Hoje encontrei uma antiga amiga, que por causa dos diferentes rumos que as nossas vidas tomaram, já não via há mais de 3 anos. Conversa puxa conversa, até que ela se vira para mim e pergunta:
- Então e o nosso Porto?
Eu: O nosso Porto? Desde quando é que tu és do Porto? Tu não és benfiquista?
Ela: Era, mas desde que estou com o R, mudei de clube.

Aaaaaahhhhh. Como é que isto é possível? Pensando bem, no caso dela a troca até compreensível, porque mudou para melhor, mas…não se muda de clube por causa do namorado. Se há coisa nesta vida que não se muda é de clube, podemos mudar de marido/mulher, de partido político, ideologia, até de sexo, mas de clube nunca.

Agora a sério, acho isto uma tremenda falta de personalidade. Para mim, ela está-se a anular enquanto pessoa, está a perder a sua identidade. Os gostos dele passaram a ser os gostos dela, mesmo que vá contra tudo aquilo que ela sempre foi e sempre acreditou. Mas como ela há mais casos de mulheres e homens que organizam a vida em torno da pessoa amada ao ponto de tornar inconcebível a sua existência sem ela. No caso desta minha amiga, até podem pensar: “ah e tal, ela só mudou de clube”. Mas o problema não é ela ter mudado de clube, o problema é tê-lo feito por causa de outra pessoa. Não acho isto bem e disse-lhe o que pensava. Acho que ela não gostou muito. Temos pena. O meu conceito de amizade é este. Não digo ámen a tudo. Quando não concordo com alguma atitude ou comportamento de um amigo digo-lhe, mesmo sabendo que ele não vai gostar.

ilustração: garance dore

SE HÁ COISA...


...que nunca faço a um domingo ou a um feriado é meter-me dentro de um shopping.


ilustração: garance dore

domingo, 4 de outubro de 2009

EU DEVO SER...

... uma pessoa muito credível. Não é que esses senhores, que fazem esses estudos de mercado, quando telefonam cá para casa, perguntam sempre se eu estou e se não estiver eles dizem: “então depois voltamos a ligar”. Já estou a ver que para eles a única opinião que conta é a minha. Devo ser mesmo boa.
Mas eu entendo isto como o resultado da minha simpatia e disponibilidade. A minha vida, a minha faceta enquanto atendedora de chamadas fala por si. Foi uma carreira construída tendo por base dois pontos: credibilidade e verdade. Eu nunca digo não a um estudo de mercado. Mentira, já me cansei. É que até à pouco tempo eu respondia na boa, não tinha nada para fazer, mas agora é de mais, quase todos os dias ligam. Eu até começo achar que o gajo (é sempre um homem) deve ter achado a minha voz sexy e agora telefona todos os dias para a ouvir (olha a convencida). Portanto agora ou vai alguém atender e diz que não estou ou vou eu e digo que não estou, falo na terceira pessoa, assim, tipo Miguel Veloso estão a ver.
p.s - É tão estranho falar na terceira pessoa, não sei como é que ele consegue.

ilustração: garance dore

sábado, 3 de outubro de 2009

QUE SUSTO

Hoje fui ao shopping com a minha mãe e com a minha irmã de três anitos, tudo corria normalmente até ela fazer uma das suas. Num segundo apenas ela saiu do meu campo de visão. Fiquei branca, com as minhas pernas a darem de si, com uma dor de barriga daquelas, sem me mexer. A minha mãe foi à procura dela porque aqui a corajosa, se desse um passo caía redonda no chão. Até que a minha mãe a encontrou escondida entre as roupas a rir-se. Isto tudo aconteceu mais ou menos em 30 segundos, mas pareceram 30 minutos. Por esta altura fui tomada por dois sentimentos antagónicos: o alivio e uma vontade imensa de enchê-la de beijos e abraços, mas por outro lado, uma vontade tão grande de lhe torcer o pipo, que vocês nem imaginam.

fashion illustration: garance dore